terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quero um cachorrinho ... e agora ???

Bem, acho que aqui também é um espaço para falar da minha profissão e algumas dicas.
Sou médica veterinária, especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais, atualmente eu faço mestrado na área de reprodução animal .. 
Sempre me perguntam sobre como cuidar dos bichinhos, então vou deixar algumas orientações básicas pra quem pretende ter um cachorrinho. Em primeiro lugar pense bem, um animal não é só um enfeite, ele precisa ser bem alimentado, bem cuidado e a ida ao médico veterinário para consulta é obrigatória ! Isso tudo exige tempo e dinheiro, você tem que estar disposto a se dedicar pelo seu animalzinho.


1. Pesquise sobre a raça antes: é muito importante saber qual a finalidade do animal dentro de casa, se é pra guarda ou companhia, cuidado principalmente para quem tem crianças. Existem raças que são mais dóceis, outras que são menos sociáveis. Mas claro que é de um animal para outro, já atendi shih-tzu hiper bravo, e pit bull que parecia de pelúcia de tão fofo. Mas os mais dóceis e companheiros que conheço são os SRD (sem raça definida), o famoso vira lata =)
2. Saiba aonde comprar. Galera existem muitas feirinhas de adoção de animais, é muito legal ir conhecer uma dessas, existem milhares de cãezinhos abandonados por ai. Aqui em Botucatu, por exemplo, eles doam cães e gatos na maioria das vezes castrados já.  Sobre comprar animais em pet shop MUITO CUIDADO, saiba a procedência dos animais, da reputação do local na cidade, é complicado mas conheço vários casos dos animais serem comprados já com doenças, e muitas vezes chegaram a vir a óbito. Muito complicado isso. Sempre saiba se tem um médico veterinário responsável, e converse diretamente com ele. Não é normal você comprar um animal que venha com remedinhos junto, um pro pêlo, outro pra gripe ...
3. Já sei qual animal e aonde comprar e agora? Peça todas as informações do animal, quantas vacinas ele tem, se já foi vacinado (os animais devem ter uma carteirinha de vacinação para comprovação, com o selo da vacina anexado ok?).  O esquema de vermífugos e vacina é o seguinte -> antes de vacinar: vermifugar. Com 30 dias de vida o animal deve receber a primeira dose do vermífugo (conversar com o veterinário do pet shop para indicar e qual a quantidade para o seu animal, é por peso), após 15 dias a segunda dose e inicia-se o protocolo de vacinação contra doenças infecciosas (v10: cinomose, hepatite, adenovírus tipo 2, parainfluenza, parvovirose, coronavirose e leptospirose) a 1ª dose é com 45 dias de vida, após 21 dias 2ª dose da vacina, após 21 dias da 2ª dose a 3ª dose, em alguns casos (região) ou raça é indicado fazer a 4ª dose (21 dias após a 3ª). E somente a partir de 4 meses de idade faz a dose da vacina anti-rábica. Lembrando que após o esquema de vacinação terminal, o reforço será anual para as duas vacinas e que o vermífugo até o animal virar adulto deve ser realizado de 4 em 4 meses, sempre leve o seu animal para pesar para adequar a dose do vermífugo !
4. Quando posso levar meu animal para passear ? Apenas depois que todo o esquema vacinal estiver em ordem.
5. Mas eu adotei um cachorrinho encontrado na rua, como sei se ele tomou vacina? Nesses casos aconselhamos fazer 1 dose da vacina v10, após 21 dias realizar a segunda dose e a anti-rábica. E após os reforços anuais de ambas as vacinas.
6. Vacina nacional ou importada ? A qualidade da vacina (fabricante) e como ela é armazenada é essencial. As vacinas nacionais muitas vezes não possuem o mesmo controle de qualidade como uma importada, e o problema maior é a forma de acondicionamento dela, a vacina se manter refrigerada até o momento da aplicação. Muitas vezes algumas casas de ração compram essas vacinas e durante o transporte ou armazenamento não seguem os padrões corretos. Na minha experiência profissional já atendi animais doentes vacinados com as vacinas nacionais. Portanto, cuidado: o barato, muitas vezes sai caro e você perder seu animalzinho caso ele contraia essas doenças. O preço de uma vacina contra viroses de uma marca confiável é em média R$ 45,00 e anti-rábica R$ 35,00 (isso varia muito de região para região, mas essa é a média).
7. Qual ração comprar?  Pessoal alimentando seu animal direitinho, com uma ração de boa qualidade você não precisa se preocupar em dar mais nada. Água e ração é o que ele precisa, e uma boa ração auxilia para um bom crescimento e uma boa imunidade. As melhores rações no mercado são as super premium, algumas são específicas para raças, mas isso não é obrigatório. Se você mora em um ambiente pequeno e animal irá ficar dentro de casa, a ração indoor já está ótima. Ração de filhote enquanto é filhote, se for trocar a marca nunca mude de uma hora para outra, mude paulatinamente durante 4-6 dias. Sempre opte por rações em sacos fechados. Rações com ossinho e várias cores nem sempre é indicativo de qualidade. No nosso mundo pet o melhor indicativo de qualidade de uma ração é o preço ! Fale com seu médico veterinário ...

Gente, sempre antes de levar seu animal a uma clínica, pet shop ou qualquer tipo de atendimento, pesquise antes, veja a reputação desse local. Se o médico veterinário fizer um trabalho certo e com competência, dificilmente você encontrará pessoas falando mal dele. Claro que é difícil agradar a todos, mas a grande maioria com um bom trabalho você conquista =)

Ser médico veterinário não é um trabalho fácil, já que os animais não falam .. precisamos fazer um bom exame clínico e estudar muito para podermos cuidar da melhor forma possível do seu animal. Muitas vezes temos que iniciar um tratamento sem um diagnóstico definitivo, pois não temos a disposição todos os exames da medicina humana. Portanto, dê valor a um bom médico veterinário, respeite-o e deixe-o fazer o que for necessário para salvar seu animal.